Soumodip Sarkar

Soumodip Sarkar Correio
Universidade de Évora e CEFAGE-UE, Portugal

Soumodip Sarkar é Professor Catedrático de Gestão da Universidade de Évora em Portugal, e investigador do CEFAGE-UE. Atualmente é também um Associate (Fellow) do Asia Center da Universidade de Harvard (desde Outubro de 2015 até Outubro de 2017).
Para além disso é o responsável pela gestão do PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia. É o presidente do júri da Comissão de Avaliação Externa da a3es, na Área da Gestão.
Internacionalmente faz parte da comissão de acreditação CEEMAN.
Os principais interesses da sua investigação são a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade. A sua investigação, mas recente foi publicada em jornais de grande impacto. Publicou quatro livros sobre empreendedorismo e inovação, e o seu livro mais recente, EntreSutra será publicado pela Bloomsbury em 2017.
O professor Sarkar deu vários discursos internacionais, sendo muito procurado como orador sobre a relevância do empreendedorismo na sociedade. Já foi destacado nos media nacionais e internacionais, incluindo no Economist e BBC. Em 2012, o Webster Online, apresentou a sua definição de inovação durante três anos, destacando a importância da sustentabilidade. Em 2008, o Professor Sarkar foi convidado a visita o Silicon Valley, como um dos 100 lideres no pensamento da inovação, para integrar um evento que ocorreu no Fórum Econômico Mundial (WEF-McKinsey).
Em Portugal, o professor Sarkar é considerado o pioneiro académico na área de empreendedorismo e inovação em Portugal, Desde 2003, ele ofereceu diversos seminários por todo o país, durante uma década, destacando o papel do empreendedorismo no crescimento sustentado. Ele também foi alvo de escrita (e escreveu) para os media nacionais (ex. Expresso, Jornal de Negócios, Diário de Notícias, Executiva Digest, TVI, Antena 3 etc).