TMS ALGARVE 2014 – TOURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE, TMS ALGARVE 2014 – MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE

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COPA DO MUNDO FIFA 2014 E OS IMPACTOS NO TURISMO DAS CIDADES- SEDE: Um olhar sob a percepção dos residentes no período pré-evento
Paola Lohmann, Deborah Moraes Zouain, Kaarina Barbosa Virkki, Marcel Dantas Quintela, Thayrine da Silva Pacheco

Last modified: 2014-10-22

Abstract


Megaeventos esportivos são idealizados por governos como uma maneira de aumentar a visibilidade internacional dos países, e de diferentes formas, impulsionar a economia, gerando benefícios econômicos para a sociedade. O presente artigo propõe-se a analisar a percepção dos residentes em relação aos impactos gerados pelo megaevento no turismo nas Cidades-sede, no período anterior a realização do mesmo, tendo como público alvo os residentes do Rio de Janeiro e São Paulo, principais portões de entrada do turismo no Brasil.

Para a coleta de dados, foi utilizado o modelo de e-survey ou Eletronic Survey, por meio da aplicação pesquisa on-line no período pré-Copa, e o questionário foi estruturado em quatro blocos temáticos, que apontavam a percepção de impactos nos seguintes quesitos: turismo, economia, infraestrutura, serviços públicos, além de coletar também dados sobre o perfil do entrevistado.

O estudo aponta que muito mais do que investimentos públicos e privados, é necessário que aconteça o envolvimento da população e, para tal, é importante que se entenda qual o grau de aceitação da comunidade receptora ao megaevento. A abordagem do objeto de estudo do artigo se dá em um momento no qual se faz necessário entender a percepção dos residentes quanto à receptividade e imagem do país; o legado deixado por meio das melhorias feitas pelo setor público nas áreas ligadas diretamente ao evento e dimensiona geograficamente a abrangência dos impactos gerados por este megaevento.

Mediante a análise de resultados da pesquisa realizada evidencia-se que os impactos positivos - como melhoria de infraestrutura, estímulo ao comércio e turismo - são claramente percebidos pela população; assim como os impactos negativos - como aumento de preço, prejuízo financeiro e distração para esconder problemas do país – que também apresentaram alto grau de concordância e quando não minimizados geram impacto negativo para o destino sede do evento.


Keywords


Copa do Mundo FIFA 2014; Percepção de impactos; Turismo; Mega eventos; Percepção de residentes